quarta-feira, 10 de setembro de 2014

GABARITOS DO TESTES DE GEOGRAFIA DO 3º BIMESTRE MANHÃ E TARDE

TESTE DAS TURMAS 611 & 612 (MANHÃ)



0    1)  Leia o texto com bastante atenção:

Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa múndi. Os mapas são temáticos e são elaborados de acordo com a abordagem do estudo, dentre os vários tipos existentes os principais são Mapa Político (no caso de estado apresenta o nome do mesmo e sua capital), Mapa Físico (realiza o mapeamento dos recursos naturais como vegetação, hidrografia e relevo) e Mapa Histórico (mapeamento de acontecimentos históricos como o Tratado de Tordesilhas).”



              Com base no texto acima e no que você aprendeu em sala de aula, classifique as afirmativas abaixo como  (V) verdadeiras ou (F) falsas e depois faça  o que se pede. (1,0)

              1ª - (  V   ) Cartografia é a ciência que elabora os vários tipos de mapas utilizados para várias finalidades, mas principalmente como instrumento de análise da Geografia.
                     2ª - (   V   ) Um mapa é uma representação gráfica, em papel, de um espaço geográfico.
              3ª - (   V   ) A escala geográfica diz a proporção matemática em que uma realidade espacial foi reduzida para caber num mapa.
              4ª - (  V  ) Há diferentes tipos de mapas de acordo com o aspecto do espaço geográfico que desejamos estudar.
                    5ª - (   V  ) Planisfério, mapa de relevo (ou físico) mapa climático e mapa demográfico são tipos de mapas que vamos utilizar durante nosso estudo de Geografia. E um mapa histórico é um tipo de mapa temático.

         Com base no que você respondeu acima é CORRETO afirmar que: (0,5)

(A)  Todas as alternativas acima estão corretas
(B)  Todas as alternativas acima estão erradas
(C)  A 1ª, a 2ª, a 3ª e a 4ª afirmativas estão corretas, mas a 5ª afirmativa está errada
(D) A 1ª, a 2ª, a 4ª e a 5ª afirmativas estão corretas, mas a 3ª afirmativa está errada.


2)   Observe atentamente o mapa abaixo e depois responda:



A)    O título do mapa (0,5):  Brasil Político
B)    O que significam as legendas do mapa (0,5):  Significam as regiões administrativas em que o Brasil está dividido: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste
C)    Na escala declarada no mapa cada 1 cm equivale a quantos quilômetros na realidade (0,5)?
A escala do mapa acima é uma escala gráfica onde 2cm equivalem a 1160 km, sendo assim, 1cm desse mapa na realidade corresponderia a 580 km.


3)  Observe os três tipos de mapa abaixo e depois marque a alternativa correta. (0,5)

Continente Americano 

América Latina

Brasil

Todos os três mapas acima são exemplos de mapas...
(A)   Físicos
(B)   Demográficos
(C)   Políticos
(D)  Temáticos

4)  Complete o texto abaixo com as palavras corretas e em seguida marque a alternativa que complete o texto adequadamente. (1,5)

O Universo teve origem com o Big Bang, quando toda a matéria e energia que estava concentrada num átomo expandiu-se fornecendo o material estelar que com o passar de bilhões de anos daria origem a todos os astros que existem no espaço sideral. Chamamos de galáxias os aglomerados de estrelas que são astros que liberam energia e possuem luz própria. Já os planetas são astros não-luminosos que orbitam ao redor de uma estrela. O nosso sistema solar faz parte da Via Láctea e ao redor do nosso Sol orbitam oito planetas e seus satélites naturais.”

Fonte: Alex Amorim

(A)   Big Bang, Via Láctea, galáxias, planetas, oito planetas.
(B)   Big Bang, galáxias, planetas, Via Láctea, nove planetas
(C)   Big Bang, galáxias, planetas, Via Láctea, dez planetas
(D)  Big Bang,galáxias, planetas, Via Láctea, oito planetas


5)  Observe o esquema do sistema solar abaixo e ESCREVA o nome desses planetas que orbitam o Sol. (1,0)



6)  Explique a diferença entre asteróides e meteoros. (0,5)

      O asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte, por isso a maior parte dos asteróides concentra-se num cinturão que gravita no sistema solar entre as órbitas de Marte e Júpiter. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros! Já um meteoro é  um asteróide pequeno, com menos de 1km. Não há um limite exato, mas a partir de 1 km de diâmetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteróides. A maior parte dos  meteoróides (ou meteoros quando invadem a atmosfera terrestre) equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoróides com uns 4 m de diâmetro deixam sinais mais evidentes.

7)  Leia o trecho abaixo de uma repostagem sobre a queda de um meteoro na Rússia no dia 15/02/2013.

“Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteoro que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros. Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas. Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou. O meteoro atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.”


           
É comum as pessoas fazerem confusão entre cometas, asteróides e meteoros. Na reportagem acima eles identificaram corretamente que o meteoróide (ou asteróide) quando invade a atmosfera terrestre “queima” como meteoro. Apenas faltou a informação que os detritos dessa explosão chamamos de meteoritos. Lembrando do que você estudou em sala de aula, e com base na afirmativa acima e no fragmento da reportagem sobre a “queda do meteoro na Rússia”, explique que danos podem acontecer na superfície terrestre dependendo do tamanho e do impacto do meteoro que colida com a Terra. (0,5)

Podem ocorrer desde danos materiais (como na reportagem acima), pânico generalizado e até vítimas humanas. No caso de um grande asteróide (como o que colidiu com a Terra há 65 milhões de anos, pondo fim à era dos dinossauros) podem provocar extinção em massa de seres vivos, inclusive a humana, lançando o planeta numa tipo de inverno nuclear.

Questão Bônus (valendo até 2,0 pontos)



De acordo com a escala declarada no mapa diga a distância real (em quilômetros) das retas que ligam os seguintes pontos:
Observe que a escala gráfica já está com medida em quilômetros (km)

A)    O trajeto de Nova Iorque (Na América do Norte) ao Rio de Janeiro (na América do Sul):
Dica: no mapa tem 3cm
 1 cm = 2910 km, então, 3 cm = 2910 km x 3 = 8.730 km

B)    O trajeto que corta a Rússia (na Ásia no sentido leste/oeste):
Dica: no mapa tem 5cm
 1 cm = 2910 km, então, 5 cm = 2910 km x 5 = 14.550 km

C)    O trajeto que corta a África ( no sentido norte/sul):
Dica: no mapa tem 3,5cm
  1 cm = 2910 km, então, 3,5 cm = 2910 km x 3,5 = 10.185 km

D)    O trajeto que liga Sidney (na Austrália) à Antártida:
Dica:  no mapa tem 8cm
 1 cm = 2910 km, então, 8 cm = 2910 km x 8 = 23.280 km


TESTE DAS TURMAS 621 &  (TARDE)

0          1)  Leia o texto com bastante atenção:

“O último grande meteoro se chocou contra um continente há 105 anos, provocando uma explosão com potência mil vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Só não virou a maior tragédia da história humana porque ele caiu em um lugar desabitado, a região de Tunguska, na Sibéria (no norte da Rússia). As únicas vítimas da pancada espacial foram árvores. E põe árvore nisso: uma floresta de 2 mil quilômetros quadrados, uma área pouco maior que a da cidade de São Paulo, foi derrubada. Na verdade, o que aconteceu nesse evento não foi exatamente um impacto, já que a rocha explodiu a aproximadamente 5 quilômetros de altura. Os astrônomos estimam que esse bloco tinha mais ou menos 70 metros de diâmetro e, por ser tão grande e rápido, não resistiu ao atrito com a atmosfera e se incendiou ainda no ar.
Mas a natureza dele ainda é um mistério. Como o meteoro não deixou vestígios depois da explosão, os pesquisadores acham que a coisa não era uma pedra comum, daquelas que vêm de asteróides. A hipótese mais concreta é que ele fosse algo como um cometa. Como esse tipo de astro é feito basicamente de gelo e gases, isso explicaria a ausência de pistas concretas. Na história da Terra, pancadas como a de Tunguska foram relativamente comuns. Apesar de não existir registro de um impacto maior desde o começo da civilização, 10 mil anos atrás, acredita-se que essas trombadas aconteçam pelo menos uma vez por milênio. A maioria delas ocorre no mar, já que os oceanos cobrem 71% da superfície do planeta. Por isso, fique tranqüilo: a possibilidade de um objeto como o de Tunguska atingir uma cidade grande é de uma vez a cada milhão de anos.”


É comum as pessoas fazerem confusão entre cometas, asteróides e meteoros. Na reportagem acima eles identificaram corretamente que o asteróide (na verdade era um cometa) quando invade a atmosfera terrestre “queima” como meteoro ou explode. Apenas faltou a informação que os detritos dessa explosão chamamos de meteoritos. Como não “restaram” evidências de meteoritos na região de Tunguska, podemos afirmar que aquele meteoro era um cometa. Lembrando do que você estudou em sala de aula, e com base na afirmativa acima e no fragmento da reportagem sobre a “queda do meteoro em Tunguska (na Rússia)”, explique que danos podem acontecer na superfície terrestre dependendo do tamanho e do impacto do meteoro que colida com a Terra. (0,5)

Podem ocorrer desde danos materiais (como na reportagem acima), pânico generalizado e até vítimas humanas. No caso de um grande asteróide (como o que colidiu com a Terra há 65 milhões de anos, pondo fim à era dos dinossauros) podem provocar extinção em massa de seres vivos, inclusive a humana, lançando o planeta numa tipo de inverno nuclear.

2)  Complete o texto abaixo com as palavras corretas e em seguida marque a alternativa que complete o texto adequadamente. (1,5)


O Universo teve origem com o Big Bang, quando toda a matéria e energia que estava concentrada num átomo expandiu-se fornecendo o material estelar que com o passar de bilhões de anos daria origem a todos os astros que existem no espaço sideral. Chamamos de galáxias os aglomerados de estrelas que são astros que liberam energia e possuem luz própria. Já os planetas são astros não-luminosos que orbitam ao redor de uma estrela. O nosso sistema solar faz parte da Via Láctea e ao redor do nosso Sol orbitam oito planetas e seus satélites naturais.”

Fonte: Alex Amorim

(A)   Big Bang, Via Láctea, galáxias, planetas, oito planetas.
(B)   Big Bang, galáxias, planetas, Via Láctea, nove planetas
(C)   Big Bang, galáxias, planetas, Via Láctea, dez planetas
(D) Big Bang,galáxias, planetas, Via Láctea, oito planetas


3)  Observe o esquema do sistema solar abaixo e ESCREVA o nome desses planetas que orbitam o Sol. (1,0)



4)  Explique a diferença entre asteróides e meteoros. (0,5)

     asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte, por isso a maior parte dos asteróides concentra-se num cinturão que gravita no sistema solar entre as órbitas de Marte e Júpiter. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros! Já um meteoro é  um asteróide pequeno, com menos de 1km. Não há um limite exato, mas a partir de 1 km de diâmetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteróides. A maior parte dos  meteoróides (ou meteoros quando invadem a atmosfera terrestre) equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoróides com uns 4 m de diâmetro deixam sinais mais evidentes.


 5)  Leia o texto com bastante atenção:

Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa múndi. Os mapas são temáticos e são elaborados de acordo com a abordagem do estudo, dentre os vários tipos existentes os principais são Mapa Político (no caso de estado apresenta o nome do mesmo e sua capital), Mapa Físico (realiza o mapeamento dos recursos naturais como vegetação, hidrografia e relevo) e Mapa Histórico (mapeamento de acontecimentos históricos como o Tratado de Tordesilhas).”



              Com base no texto acima e no que você aprendeu em sala de aula, classifique as afirmativas abaixo como  (V) verdadeiras ou (F) falsas e depois faça  o que se pede. (1,0)

              1ª - (  V   ) Cartografia é a ciência que elabora os vários tipos de mapas utilizados para várias finalidades, mas principalmente como instrumento de análise da Geografia.
                     2ª - (   V   ) Um mapa é uma representação gráfica, em papel, de um espaço geográfico.
              3ª - (   V   ) A escala geográfica diz a proporção matemática em que uma realidade espacial foi reduzida para caber num mapa.
              4ª - (  V  ) Há diferentes tipos de mapas de acordo com o aspecto do espaço geográfico que desejamos estudar.
                    5ª - (   V  ) Planisfério, mapa de relevo (ou físico) mapa climático e mapa demográfico são tipos de mapas que vamos utilizar durante nosso estudo de Geografia. E um mapa histórico é um tipo de mapa temático.

         Com base no que você respondeu acima é CORRETO afirmar que: (0,5)

(A)  Todas as alternativas acima estão corretas
(B)  Todas as alternativas acima estão erradas
(C)  A 1ª, a 2ª, a 3ª e a 4ª afirmativas estão corretas, mas a 5ª afirmativa está errada
(D) A 1ª, a 2ª, a 4ª e a 5ª afirmativas estão corretas, mas a 3ª afirmativa está errada.


6)  Observe atentamente os três exemplos de mapas abaixo e depois responda: (0,5)


Todos os três mapas acima são exemplos de mapas...
(A)   Físicos ou de Relevo
(B)   Demográficos
(C)   Políticos
(D)  Temáticos

7)  Observe com bastante atenção o mapa abaixo e depois responda o que se pede.


A)    O título do mapa (0,5):  Brasil Político
B)    O que significam as legendas do mapa (0,5):  Significam as regiões administrativas em que o Brasil está dividido: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste
C)    Na escala declarada no mapa cada 1 cm equivale a quantos quilômetros na realidade (0,5)?
A escala do mapa acima é uma escala gráfica onde 2cm equivalem a 1160 km, sendo assim, 1cm desse mapa na realidade corresponderia a 580 km.

Questão Bônus (valendo até 2,0 pontos)



De acordo com a escala declarada no mapa diga a distância real (em quilômetros) das retas que ligam os seguintes pontos:
Observe que a escala gráfica já está com medida em quilômetros (km)

A)    O trajeto de Nova Iorque (Na América do Norte) ao Rio de Janeiro (na América do Sul):
Dica: no mapa tem 3cm
 1 cm = 2910 km, então, 3 cm = 2910 km x 3 = 8.730 km

B)    O trajeto que corta a Rússia (na Ásia no sentido leste/oeste):
Dica: no mapa tem 5cm
 1 cm = 2910 km, então, 5 cm = 2910 km x 5 = 14.550 km

C)    O trajeto que corta a África ( no sentido norte/sul):
Dica: no mapa tem 3,5cm
  1 cm = 2910 km, então, 3,5 cm = 2910 km x 3,5 = 10.185 km

D)    O trajeto que liga Sidney (na Austrália) à Antártida:
Dica:  no mapa tem 8cm
 1 cm = 2910 km, então, 8 cm = 2910 km x 8 = 23.280 km

3 comentários:

  1. Acertei q a questão bônus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MORRENDO DE FELICIDADE!

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    1. Você é muito inteligente Rosa, apenas se enganou em um dos cálculos pois o raciocínio estava correto. O problema da maioria é desatenção, pois veja que nos exercícios que fizemos em sala de aula havia a necessidade de conversão de cm para km, mas nas questões da prova as escalas já estavam em km. Infelizmente alguns se equivocaram na hora de multiplicar. Mas parabéns sua nota foi quase máxima. Faltou meio ponto, basta entregar os trabalhos. Mil beijos para minha rosa juvenil!!!

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  2. Questão Bônus (valendo até 2,0 pontos) , no teste está: Questão Bônus (valendo até 1,0 pontos). Rosa 621

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