terça-feira, 27 de maio de 2014

Atividade de Recuperação em Geografia

       Crianças aproveito e compartilho com vocês a atividade de recuperação em Geografia do 1º bimestre. 

Geografia 6º ano - Recuperação

Aprendemos que a Geografia é uma ciência muito abrangente que tem por objeto de estudo o espaço geográfico. E como qualquer ciência a Geografia faz uso de alguns conceitos básicos para analisar o espaço geográfico. Por enquanto estudamos os conceitos de paisagem, lugar e território, além do próprio conceito de espaço geográfico. Esse espaço, que refere-se aos locais da Terra ocupados e modificados pelo homem não pode ser confundido com o conceito de paisagem. Por paisagem compreendemos tudo o que vemos e observamos em um lugar. A paisagem é o aspecto visual de um lugar. Caso o local que estivermos observando encontre-se em seu estado original, com pouca ou nenhuma interferência humana, chamamos essa paisagem de natural. No caso dos lugares modificados pela presença humana teremos exemplos de paisagens culturais. Todos os elementos acrescentados pelo homem numa paisagem humanizada, ou seja, modificada pelo homem chamamos de elementos culturais, quer dizer: casas, edifícios, ruas, avenidas, meios de transportes, fábricas, etc. Numa paisagem pouco modificada pelo homem veremos muitos elementos naturais, tais como florestas, montanhas, rios, praias, etc. Quando estudamos o tempo que a natureza e o homem levam para formar ou produzir seus elementos fica claro a diferença de escala de tempo. A natureza leva milhões e bilhões de anos para formar seu elementos, como rochas, rios, montanhas, mares e florestas. Esse longo período de tempo chamamos de tempo geológico. Já o homem muito rapidamente, em anos, décadas e séculos, modifica as paisagens naturais inserindo vários elementos culturais no ambiente.  Esse tempo chamamos de tempo histórico. Dentro todos os locais da Terra que podemos conhecer pessoalmente através de viagens ou pela TV ou internet apenas um local podemos chamar de LUGAR, no sentido que a Geografia emprega o termo. Lugar é o espaço geográfico local, de dimensão espacial reduzida onde vivemos nosso dia-a-dia estabelecendo nosso convívio social, nossas relações de amizade e família. É onde você mora, estuda, trabalha e se diverte. Numa grande cidade como a que vivemos podemos dizer que o lugar para nós (onde desenvolvemos um sentimento de identificação e afeto) refere-se ao bairro onde moramos. Bem, sendo assim, o meu lugar é Santo Aleixo (em Magé). E você qual é o seu lugar, segundo o que acabamos de aprender em Geografia?
1 ª Atividade) Releia o texto acima com atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas aulas, diga o que é:

Espaço geográfico: 
Paisagem: 
Elementos naturais: 
Elementos culturais: 
Tempo geológico: 
Tempo histórico: 
Lugar: 

                O conceito de lugar em Geografia é muito importante porque através dele vamos entrando em contato com o mundo com todos os seus problemas e injustiças sociais. Vamos observando que algumas pessoas vivem em bairros de boa infraestrutura de serviços e com boa renda familiar. Em outros lugares as pessoas são muito carentes de bens e serviços. Essa diferença de situação e tratamento chamamos de desigualdade social. Mas a desigualdade social não está presente apenas no bairro, cidade ou país onde moramos. Ela está presente no mundo inteiro e mesmo numa escala global observamos países pobres ou ricos. Para começarmos a compreender o porquê de toda essa desigualdade social, precisamos entender outro conceito básico da Geografia: o território. Por território entendemos um espaço geográfico delimitados por fronteiras onde em seu interior se estabelece o convívio social através de relações de poder. Os principais exemplos de territórios são os países do globo terrestre que dividiram entre si extensões do espaço geográfico onde eles estabelecem sua soberania, ou seja, onde cada país exerce sua autoridade através da presença de um Estado que vai estabelecer um tipo de governo e um conjunto de leis. Cada país da Terra tem um território sob seu comando. Para que esses países não vivessem em eternos conflitos por terra e recursos naturais, as fronteiras são uma convenção adotada e aceita pelos países para marcar os limites que separam e definem o território de cada um deles. Alguns países controlam grandes extensões territoriais como no caso da Rússia (entre Europa e Ásia), China (na Ásia) e Brasil (na América do Sul). Outros controlam pequenas extensões territoriais, como a Bélgica (na Europa), Uganda (na África) e Belize (na América Central). Também temos microestados que exercem soberania em territórios muito pequenos: tais como Andorra (na Europa) Singapura (no sudeste asiático) e Trinidad e Tobago (na América do Sul). Ao estudarmos a Geografia de cada um desses territórios veremos que alguns governos são bem-sucedidos em diminuir e combater a desigualdade social, outros nem tanto. E no caso de alguns, essas desigualdades sociais tem aumentado nos últimos anos. Por que isso acontece, como modificar essa situação? O que podemos fazer individualmente e em grupo para combatermos a desigualdades sociais? Esperamos que nossas aulas de Geografia possam contribuir para o senso crítico e capacidade de compreender e mundo e tomar atitudes para melhorá-lo.

2 ª Atividade) Releia o texto acima com atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas aulas, diga o que é:

Território: 
Fronteiras: 
Soberania: 
Desigualdade social:

                As maiores extensões de terras emersas (acima do nível do mar) formando grandes blocos da superfície terrestre onde o homem habita chamamos de continentes. Temos seis: América (subdividida em do Norte, Central e do Sul) África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida (sendo esse último inabitado devido às condições climáticas e não pertencendo a nenhum país). Para começarmos a estudar para compreender esses espaços geográficos tão grandes é necessário saber orientar-se neles e localizar-se com precisão. Um dos primeiros instrumentos de orientação geográfica ainda em uso atualmente é a bússola: que consiste num objeto que marca os pontos cardeais e colaterais baseado na representação gráfica (desenho) da rosa-dos-ventos. A bússola, por possuir uma agulha imantada que sempre aponta para a direção norte (N), nos permite identificar as outras direções: sul (S), leste (L) e oeste (O) (pontos cardeais); e noroeste (NO) , nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE) (pontos colaterais). Mas adiante veremos outros meios de localização e orientação geográfica, como as coordenadas geográficas (meridiano, paralelos, latitude e longitude) e o GPS. Mas esse é um assunto já para o próximo bimestre.
 3 ª Atividade) Releia o texto acima com atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas aulas, diga o que é:

Continente: 
Quais são os cinco continentes habitados pelo homem? 
O que é uma bússola e para que serve?

A bússola é um a instrumento de localização baseado no desenho da rosa-dos-ventos. Tanto a bússola quanto a rosa-dos-ventos marca os pontos cardeais e colaterais. Diga que são esses pontos dizendo o nome e a sigla.
Pontos Cardeais: 
Pontos Colaterais: 

4 ª Atividade) Complete a rosa-dos-ventos abaixo com o nome da direção e com a sigla correspondente


5 ª Atividade) Faça o que se pede nos planisférios (mapa múndi ) abaixo:



Pinte de azul a Ásia, de vermelho a Oceania, de amarelo a Europa, verde a África e de rosa a América inteira (do Norte, Central e do Sul) e de cinza a Antártida
Em com base no próximo mapa faça o que se pede:

Escrevendo sobre  o mapa identifique a linha do equador, os hemisférios norte e sul por ela divididos e os cinco maiores países do mundo mais a Austrália. É para escrever os nomes sobre os países  colorir se desejar.

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