Crianças aproveito e compartilho com vocês a atividade de recuperação em Geografia do 1º bimestre.
Geografia 6º ano - Recuperação
Aprendemos que a Geografia é uma ciência
muito abrangente que tem
por objeto de estudo o espaço
geográfico. E como qualquer ciência a Geografia faz uso de alguns
conceitos básicos para analisar o espaço geográfico. Por enquanto estudamos os
conceitos de paisagem, lugar e território, além do próprio conceito de espaço
geográfico. Esse espaço,
que refere-se aos locais da Terra ocupados e modificados pelo homem não
pode ser confundido com o conceito de paisagem. Por paisagem compreendemos tudo o que vemos e observamos
em um lugar. A paisagem
é o aspecto visual
de um lugar. Caso o
local que estivermos observando encontre-se em seu estado original, com pouca ou
nenhuma interferência humana, chamamos essa paisagem
de natural. No caso dos lugares modificados pela presença humana teremos exemplos de paisagens culturais. Todos os elementos acrescentados pelo homem numa paisagem humanizada,
ou seja, modificada pelo homem chamamos de elementos culturais, quer dizer: casas, edifícios,
ruas, avenidas, meios de transportes, fábricas, etc. Numa paisagem pouco
modificada pelo homem veremos muitos elementos naturais, tais como florestas, montanhas, rios, praias, etc. Quando
estudamos o tempo que a natureza e o homem levam para formar ou produzir seus
elementos fica claro a diferença de escala de tempo. A natureza leva milhões e bilhões de anos para
formar seu elementos, como rochas, rios, montanhas, mares e florestas. Esse longo período de tempo
chamamos de tempo
geológico. Já o
homem muito rapidamente, em anos, décadas e séculos, modifica as paisagens naturais
inserindo vários elementos culturais no ambiente. Esse tempo chamamos de tempo histórico. Dentro todos os locais da Terra que podemos
conhecer pessoalmente através de viagens ou pela TV ou internet apenas um local
podemos chamar de LUGAR, no sentido que a Geografia emprega o termo. Lugar é o espaço geográfico local, de dimensão espacial reduzida
onde vivemos nosso dia-a-dia estabelecendo nosso convívio social, nossas
relações de amizade e família. É onde você mora, estuda, trabalha e se diverte.
Numa grande cidade como a que vivemos podemos dizer que o lugar para nós (onde desenvolvemos um sentimento de
identificação e afeto) refere-se ao bairro onde moramos. Bem, sendo assim, o meu lugar
é Santo Aleixo (em Magé). E você qual é o seu lugar, segundo o que acabamos de
aprender em Geografia?
1 ª Atividade) Releia o texto acima com
atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais
do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas
aulas, diga o que é:
Espaço geográfico:
Paisagem:
Elementos naturais:
Elementos culturais:
Tempo geológico:
Tempo histórico:
Lugar:
O
conceito de lugar em Geografia é muito importante porque através dele vamos
entrando em contato com o mundo com todos os seus problemas e injustiças
sociais. Vamos observando que algumas pessoas vivem em bairros de boa
infraestrutura de serviços e com boa renda familiar. Em outros lugares as
pessoas são muito carentes de bens e serviços. Essa diferença de situação e tratamento chamamos de
desigualdade social. Mas a desigualdade social não está presente apenas
no bairro, cidade ou país onde moramos. Ela está presente no mundo inteiro e mesmo numa escala
global observamos países pobres ou ricos. Para começarmos a compreender
o porquê de toda essa desigualdade social, precisamos entender outro conceito
básico da Geografia: o
território. Por
território entendemos um espaço geográfico delimitados por fronteiras onde em
seu interior se estabelece o convívio social através de relações de poder.
Os principais exemplos de territórios são os países do globo terrestre que
dividiram entre si extensões do espaço geográfico onde eles estabelecem sua
soberania, ou seja, onde cada país exerce sua autoridade através da presença de
um Estado que vai estabelecer um tipo de governo e um conjunto de leis. Cada país da Terra tem um
território sob seu comando. Para que esses países não vivessem em
eternos conflitos por terra e recursos naturais, as fronteiras
são uma convenção adotada
e aceita pelos países para marcar os limites que separam e definem o território
de cada um deles. Alguns países controlam grandes extensões territoriais
como no caso da Rússia (entre Europa e Ásia), China (na Ásia) e Brasil (na
América do Sul). Outros controlam pequenas extensões territoriais, como a
Bélgica (na Europa), Uganda (na África) e Belize (na América Central). Também
temos microestados que exercem soberania em territórios muito pequenos: tais
como Andorra (na Europa) Singapura (no sudeste asiático) e Trinidad e Tobago
(na América do Sul). Ao estudarmos a Geografia de cada um desses territórios
veremos que alguns governos são bem-sucedidos em diminuir e combater a
desigualdade social, outros nem tanto. E no caso de alguns, essas desigualdades
sociais tem aumentado nos últimos anos. Por que isso acontece, como modificar
essa situação? O que podemos fazer individualmente e em grupo para combatermos
a desigualdades sociais? Esperamos que nossas aulas de Geografia possam
contribuir para o senso crítico e capacidade de compreender e mundo e tomar
atitudes para melhorá-lo.
2 ª Atividade) Releia o texto acima com
atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais
do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas
aulas, diga o que é:
Território:
Fronteiras:
Soberania:
Desigualdade social:
As maiores extensões de terras
emersas (acima do nível do mar) formando grandes blocos da superfície terrestre
onde o homem habita chamamos
de continentes.
Temos seis: América (subdividida em do Norte, Central e do Sul) África, Europa,
Ásia, Oceania e Antártida (sendo esse último inabitado devido às condições
climáticas e não pertencendo a nenhum país). Para começarmos a estudar para
compreender esses espaços geográficos tão grandes é necessário saber
orientar-se neles e localizar-se com precisão. Um dos primeiros instrumentos de
orientação geográfica ainda em uso atualmente é a bússola: que consiste num objeto que marca os pontos cardeais e
colaterais baseado na representação gráfica (desenho) da
rosa-dos-ventos. A bússola, por
possuir uma agulha imantada que sempre aponta para a direção norte (N), nos
permite identificar as outras direções: sul (S), leste (L) e oeste (O) (pontos cardeais); e noroeste
(NO) , nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE) (pontos colaterais). Mas adiante veremos outros
meios de localização e orientação geográfica, como as coordenadas geográficas
(meridiano, paralelos, latitude e longitude) e o GPS. Mas esse é um assunto já
para o próximo bimestre.
3 ª Atividade) Releia o texto acima com
atenção e observe os trechos marcados. Esses trechos são os pontos principais
do nosso texto de resumo. À base do texto acima e do que você aprendeu nas
aulas, diga o que é:
Continente:
Quais são os cinco continentes
habitados pelo homem?
O que é uma bússola e para que
serve?
A bússola é um a instrumento de
localização baseado no desenho da rosa-dos-ventos. Tanto a bússola quanto a
rosa-dos-ventos marca os pontos cardeais e colaterais. Diga que são esses
pontos dizendo o nome e a sigla.
Pontos Cardeais:
Pontos Colaterais:
4 ª Atividade) Complete a
rosa-dos-ventos abaixo com o nome da direção e com a sigla correspondente
5 ª
Atividade) Faça o que se pede nos
planisférios (mapa múndi ) abaixo:
Pinte de azul a Ásia, de vermelho a
Oceania, de amarelo a Europa, verde a África e de rosa a América inteira (do
Norte, Central e do Sul) e de cinza a Antártida
Em com base no próximo mapa faça o
que se pede:
Escrevendo sobre o
mapa identifique a linha do equador, os hemisférios norte e sul por ela
divididos e os cinco maiores países do mundo mais a Austrália. É para escrever
os nomes sobre os países colorir se
desejar.
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