Capítulo
I: As paisagens do Mundo
As
paisagens revelam que elementos naturais e culturais se “misturam” num
determinado lugar. Quanto mais elementos artificiais houver numa paisagem,
maior foi a intervenção humana naquele lugar. Por elementos naturais nos
referimos aos elementos produzidos na natureza que existem na paisagem antes da
fixação das populações humanas, como a fauna, a flora, rochas,
rios... Já os elementos culturais se referem às criações humanas, como casas,
avenidas, indústrias, ferrovias, shoppings
centers, etc. Alguns espaços geográficos se apresentam altamente
humanizados, com poucos elementos da paisagem natural original, exemplo:
Município de Nilópolis (RJ). Outros ainda possuem vários elementos naturais
presentes na paisagem, como o Município de Parati (RJ). O tempo de formação de
cada um desses elementos dá-se em duas escalas: os elementos da natureza são
formados numa escala de tempo que chamamos de tempo geológico, ou seja,
a formação de rochas, solo, mares, rios e montanhas levou milhões de anos. E os
elementos produzidos e acrescentados à paisagem pela ação humana ocorre num
intervalo de tempo de décadas, anos, século ou no máximo milênios. A essa
escala de tempo chamamos de tempo
histórico. Essa diferença de ritmo de produção levanta uma questão que vai
nos acompanhar durante nossas aulas de Geografia: Nosso ritmo de extração de matérias-primas
da natureza é muito mais rápido do que o tempo de reposição da natureza. O que
isso pode provocar no futuro próximo? Essa é para vocês pensarem.
Vocês
também já devem ter percebido que as paisagens revelam profundas desigualdades
sociais já à primeira vista. Algumas pessoas vivem em condomínios luxuosos em
bairros servidos por ótima infra-estrutura, como na Barra da Tijuca no Rio de
Janeiro. Outras vivem em áreas muito pobres, com limitada infra-estrutura, como
os habitantes de comunidades e favelas. Por que essa desigualdade social tão
grande? Por que em alguns lugares há tanta ofertas de empregos, serviços, lazer
e infra-estrutura e outros lugares possuem tão pouco? Essa diferenças se
dão por uma série de interesses particulares e coletivos que conflitam ou
coincidem no processo de ocupação e construção dos espaços geográficos. Essa é
outra questão que vai nos acompanhar durante nossas aulas de Geografia. Todas
as ações humanas tem um motivo e uma intenção. Tudo tem um porquê e um para
quê. Por que os lugares acham-se ocupados da forma que estão? Para que existem
e a quem interessa a continuidade dessas diferenças? Vamos descobrir juntos?
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