sábado, 6 de dezembro de 2014

ESTUDO DIRIGIDO PARA RECUPERAÇÃO FINAL

NOTA AOS PAIS: Por favor auxiliem seus filhos no Estudo Dirigido. E por favor, supervisionem e imprimam os trabalhos que eles deverão me entregar dia 11/12 no dia da prova. São pontos somatórios para a avaliação final.

Queridos alunos em recuperação. Segue abaixo um Estudo dirigido em preparação para a prova final. Por favor leiam o texto com atenção e me entreguem as respostas manuscritas numa folha de papel almaço devidamente identificada com o nome completo do aluno,

1º TRABALHO:

Estudo Dirigido para Recuperação em Geografia


Aluno (a): ________________________________________ Turma: _________

         A Geografia é a ciência que estuda as transformações que o homem causa na superfície terrestre. O homem modifica profundamente as paisagens naturais através do trabalho e da tecnologia empregada criando novos espaços artificiais (repletos de construções humanas), ou seja, os espaços geográficos. Para continuarmos nossa conversa é bom esclarecermos alguns fatos. O que é paisagem? E qual a diferença entre paisagem natural e paisagem cultural (também conhecida como paisagem antrópica)?

         Quando falamos em superfície terrestre logo imaginamos o chão, o solo onde habitamos e vivemos. É fácil confundir superfície terrestre nesse sentido com crosta terrestre. O que vem a ser a crosta terrestre (também conhecida como litosfera)?

         Essa é a camada da Terra que mais nos interessa, visto que é nela que habitamos. Mas a Terra não possui apenas essa camada superficial. Lembra-se o que aprendemos sobre o formato da Terra? Que ela é um geóide? O que é um geóide? Além disso,  há as outras camadas da Terra que interagem para a manutenção da biosfera. Vamos lembrar de cada uma dessas camadas. O que é a atmosfera? O que é a hidrosfera? E que dizer das camadas abaixo da crosta terrestre? Vamos relembrar? Comente o que foi explicado em sala de aula sobre o manto, o núcleo interno e o núcleo externo.

         Todas essas camadas estão conectadas entre si e interagem para a manutenção da vida na Terra (a biosfera). Contudo a Terra como a conhecemos hoje passou por um longo processo de transformações desde sua formação há 4 bilhões e 600 milhões de anos. Durante esse tempo  os continentes, a fauna e a flora do  planeta evoluíram até chegar aos contornos e espécies atuais. Através do trabalho o homem extrai os recursos naturais e usa-os como matéria-prima para várias realizações materiais.
         Consegue recordar a diferença entre o tempo do homem (tempo histórico) e o tempo da natureza (tempo geológico)? Explique.

         Essa diferença de ritmos tão grande (entre a formação dos recursos e a extração e utilização dos mesmos pelo homem e o tempo de reposição pela natureza) tem resultado em grandes impactos ambientais na atualidade, pois a medida que o homem aprimorou suas técnicas de trabalho e desenvolveu tecnologia, a velocidade das transformações antrópicas tornou-se global. Hoje problemas como mudanças climáticas, efeito estufa, escassez de água potável e buraco da camada de ozônio são problemas que quase todos conhecem ou já ouviram falar. Qual desses problemas ambientais você reconhece? Escolha um deles e explique.

         É claro que quase todas as atividades humanas resultam em algum impacto ambiental , mesmo nas sociedades indígenas. Porém, o problema está na velocidade e no alcance com que esses impactos hoje ocorrem. A agricultura, o desenvolvimento da vida nas cidades (modo de vida urbano) e a Revolução Industrial causaram mudanças profundas no modo de viver dos homens e impactaram em graus e ritmos diferentes a natureza. O desenvolvimento tecnológico alcançado pela humanidade depois da Revolução Industrial dimensionou os impactos ambientais numa escala planetária. Você conhece compreender isso? Nossas aulas o ajudaram a pensar nessas questões?

         Sabendo que nosso objeto de estudo na geografia é tão grande ( o espaço geográfico) e que abrange praticamente a inteira superfície terrestre (pois o homem ocupou permanentemente todos os continentes da Terra, exceto a Antártida), a geografia vale-se dos mapas como instrumento para analisarmos os espaços que pessoalmente não poderemos conhecer e estudar – imagine se você para aprender geografia tivesse de ir a todos os locais da Terra? Seria uma tarefa impossível. Sendo assim de onde partirá sua percepção e entendimento de todos os problemas que nós enfrentamos hoje, tais como os problemas ambientais (já citados) a pobreza, a violência e o crime que são tão comuns hoje e geram insegurança generalizada? Essa percepção partirá do local onde você  mora, ou seja do seu lugar. Qual é a definição de lugar para a Geografia?

         Partindo do local é que vamos percebendo que alguns problemas são de ordem global e afetam nossas vidas nas cidades, no campo, em nosso país e em cada território nacional em que a Terra está dividida. Falando nisso o que território? Vamos, pense e escreva, pois esse é outro conceito muito importante na Geografia que irá nos acompanhar em todas as séries daqui por diante.

         Espero que esse texto sirva como recapitulação dos nossos conteúdos estudados durante o ano e ajude a repensar a importância de estudarmos e entendermos a importância da Geografia para cada um de nós!


         Atenciosamente,

                                                        Professor Alex Amorim




Questões retiradas do texto para serem respondidas:


1ª Questão: O que é paisagem? E qual a diferença entre paisagem natural e paisagem cultural (também conhecida como paisagem antrópica)?
2ª Questão: O que vem a ser a crosta terrestre (também conhecida como litosfera)?
3ª Questão: O que é um geóide?
4ª Questão: O que é a atmosfera?
5ª Questão: O que é a hidrosfera?
6ª Questão: Comente o que foi explicado em sala de aula sobre o manto, o núcleo interno e o núcleo externo.
7ª Questão: Consegue recordar a diferença entre o tempo do homem (tempo histórico) e o tempo da natureza (tempo geológico)? Explique.
8ª Questão: Qual dos problemas ambientais você reconhece? Escolha um deles e explique.
9ª Questão: Qual é a definição de lugar para a Geografia?

10ª Questão: o que território?


2º Trabalho: Entregue a imagem abaixo com as camadas da Terra identificadas. Favor colorir o a imagem e comentar sobre cada uma das camadas



3º Trabalho: Atenção! Entregue o mapa múndi (ou planisfério) na quinta-feira 11/12 preenchido da seguinte maneira:

Colorir os países por continente (uma cor para cada continente). Atenção para a Rússia que tem uma parte europeia e outra asiática

Identificar as cores que você pintar cada continente pelas legendas

Escrever no mapa identificando cada Círculo Polar, cada Trópico, a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

Identifique no mapa múndi (escrevendo sobre ele) os cinco maiores países do mundo em extensão territorial.




Preparem-se bem. Aguardo um DEZ de cada um de vocês. 

Beijos

Professor Alex Amorim

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARA RECUPERAÇÃO

AULA SOBRE AGENTES MODIFICADORES DO RELEVO

Crianças, esse link acima tem uma aula muito boa sobre agente modificadores do relevo. Para quem tem certeza que vai ficar de recuperação, já é uma boa dica para ir estudando. Abraços

Professor Alex Amorim

domingo, 16 de novembro de 2014

REPOSTAS DA FOLHA DE EXERCÍCIOS PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE


Exercícios de Fixação para a prova do 4° bimestre


1ª Questão: A figura abaixo representa  camadas importantes do Planeta Terra, que conectadas pelo sistema vivo da Terra – a biosfera – interagem para que o Planeta tenha características de um organismo vivo. Com base nessa afirmação, com tudo o que foi exposto em sala de aula e na figura abaixo, defina (ou seja, explique) cada uma das camadas representadas na imagem que segue:


A Biosfera, que é a camada "viva" da Terra, não tem limites definidos, pois encontra-se conectada às outras camadas da Terra, ou seja, à litosfera, à atmosfera e à hidrosfera. Essas três camadas são complementares para sustentar a vida no planeta. A litosfera corresponde a parte sólida do globo terrestre, que está dividida em gigantescas placas litosféricas (mais conhecidas como placas tectônicas) que sustentam os continentes e mares. A atmosfera é a camada gasosa que envolve o globo, cuja composição permite a respiração de plantas e animais, bem como os fenômenos atmosféricos e a regulação do clima e proteção contra a radiação prejudicial vinda do sol. A hidrosfera abrange mais que os oceanos, envolve todos os recursos hídricos do planeta, isso inclui os 3% de água doce que dispomos nas formas de rios, lagos, geleiras e águas subterrâneas. É uma quantidade bem limitada de água doce que pode ser aproveitada quando em comparação com os 97% de água salgada dos mares. A vida acha-se presente desde micro-organismos presentes na atmosfera até as bactérias que habitam fontes geotermais nos abismos oceânicos. Entre esses extremos há milhões de espécies de fauna e flora sobre a superfície terrestre. Desde que o homem se sedentarizou criando profundas modificações nas paisagens naturais, para dar lugar a espaços humanizados (antrópicos), a Terra, semelhante a um organismo vivo tem tido a capacidade de recuperar-se. Porém o ritmo atual de extração dos recursos naturais, consumismo desenfreado e poluição tem gerado  dúvidas sobre até que ponto a natureza pode recuperar-se diante das intervenções humanas.


2ª Questão: Observe a figura abaixo, e com base em tudo o que você estudou até agora, explique o que é tectonismo e como ele age atua na litosfera e no relevo da superfície  terrestre.





Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos. 

Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos, além de ser responsável pelos abalos sísmicos ou terremotos. 




3ª Questão: com base no que você aprendeu em sala de aula, e com a ajuda da imagem abaixo, explique o que é intemperismo, e fale sobre os principais tipos de intemperismo (físico, químico, biológico) escrevendo como eles agem modificando as formas de relevo



O Intemperismo é um processo que resulta em alterações físicas e químicas nas rochas e em seus minerais. Os principais fatores que geram esse processo são o clima e o relevo. Esse processo de transformação também pode ser chamado de Meteorização. Um processo que consiste na transformação das rochas e também dos seus minerais. Exatamente por isso esse processo é um agente tão importante  na formação de solos e também como modelador do relevo. É necessário que se diga que o Intemperismo é um processo que junto com a Erosão é de extrema importância para o planeta. A formação de solos que acontecem devido a ação do Intemperismo é importante para a fixação das plantas, pois nos solos mais rochosos se mostra mais difícil que as plantas se fixem, mas nos solos menos rochosos isso se mostra bem mais simples.
Existem três tipos de Intemperismo, o químico e o físico e o biológico:
Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

4ª Questão: Considerando as imagens abaixo e o que trabalhamos em sala de aula, explique por que muitos comparam a Terra a um organismo vivo?


Porque semelhante a um corpo humano quando sofre algum ferimento a Terra tem evidenciado uma notável capacidade de recuperação, como exemplo podemos citar a recuperação que houve após o cataclismo que eliminou os dinossauros há +/- 65 milhões de anos, porém o tipo de agressão humana provocada (extração de recursos e poluição) e a velocidade (ritmo de modificação e transformação ocorrendo em escala de tempo histórico, enquanto que o tempo da natureza é o tempo geológico, em bilhões e milhões de anos) tem lançado dúvidas se a autorregulagem dos sistemas da Terra é maior que a capacidade de intervenção e desequilíbrios provocados pelo homem nos ecossistemas terrestres. Como exemplo, temos o debate atual das mudanças climáticas provocadas pelas ações humanas.


5ª Questão: Por que as sociedades modernas capitalistas são consideradas as mais transformadores e poluidoras da natureza? E que problemas ambientais enfrentamos hoje em nome do “progresso” dessas sociedade  modernas tecnologizadas? 



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

VÍDEOS SOBRE AS ÚLTIMAS AULAS

CRIANÇAS, 

CONSEGUIMOS TERMINAR NOSSO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA. COMO NÃO FOI POSSÍVEL PASSAR OS VÍDEOS QUE EU HAVIA SELECIONADO, DECIDI PUBLICÁ-LOS NO BLOG PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DO QUE ABORDAMOS NOS CAPÍTULOS 14 E 15 DO LIVRO, POR FAVOR ASSISTAM COM ATENÇÃO, IRÁ AJUDÁ-LOS PARA A PROVA FINAL DA PRÓXIMA TERÇA. MIL BEIJOS E BOA PROVA PARA VOCÊS!









E UM ÚLTIMO VÍDEO PARA REFLETIRMOS SOBRE A VIDA QUE TEMOS E AS CONDIÇÕES EM QUE OUTRAS PESSOAS (E CRIANÇAS) VIVEM EM PAÍSES BEM MAIS POBRES QUE O BRASIL:



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE

ATENÇÃO!

Prezados alunos, na próxima quinta-feira 13/11 será nossa última aula para fecharmos o conteúdo da prova do 4° bimestre. Foi um grande desafio conseguirmos fechar ao capítulo 15 do livro. Peço aos alunos que faltaram na última quinta-feira 06/11 a não deixarem de ler o capítulo 14 do livro e pegar com os colegas os exercícios que fizemos em sala de aula. Sei que nesse segundo semestre do ano passei várias pesquisas para vocês me entregarem, mas o objetivo disso é a fixação dos conteúdos para que vocês mantenham as altas médias tiradas em Geografia até agora. Por favor peço que nessa próxima quinta NINGUÉM falte a aula, pois gostaria de tirar uma foto com cada turma do 6º ano. 

Vou deixar claro o que será avaliado na prova do 4º bimestre:


  1. Definir o que é ATMOSFERA, LITOSFERA, HIDROSFERA e BIOSFERA
  2. Diferença entre TEMPO e CLIMA
  3. Agentes Modeladores do Relevo Terrestre: TECTONISMO e INTEMPERISMO
  4. Intemperismo físico, químico e biológico
  5. Biosfera e impactos ambientais
  6. Grandes problemas ambientais da atualidade: efeito estufa, buraco da camada de ozônio e escassez de água potável.
Vocês estão de parabéns pelos dois trabalhos entregues valendo 1 ponto cada um na média. Esses trabalhos  (que já devolvi a vocês) serão importantes para a preparação para a prova. como de costume sempre coloco os gabaritos de pesquisas, trabalhos, testes e provas no blog. Porém, dessa vez o gabarito publicado serão as respostas dos alunos GLAUAN ROLEMBERG (que explicou muito bem sobre relevo e intemperismo) e KARINA DE FREITAS BRAGA ( que fez um trabalho excepcional baseado na apostila que entreguei com questões propostas, Segue os modelos. Parabéns a ambos!





Para o segundo trabalho, baseado na apostila, foram propostas as seguintes perguntas:

Exercícios de Fixação



1ª Questão) Com base na página 170 do livro, explique a diferença entre clima e tempo atmosférico.

2ª Questão) Com base nas páginas 174 a 176 comente os fatores que influenciam na temperatura atmosférica.

3ª Questão) A figura abaixo representa as zonas climáticas da Terra. Com base nas páginas 184 a 187 dê as características de cada tipo de clima que existe no planeta Terra


4ª  Questão) Com base no capítulo 11 do livro e no texto acima, explique o que é a atmosfera e suas principais características e composição.

5ª Questão) Com base no capítulo 12 do livro e no texto acima, explique o que é a hidrosfera e explique o ciclo hidrológico representado na figura abaixo:



Respostas desse segundo trabalho:






















terça-feira, 28 de outubro de 2014

domingo, 26 de outubro de 2014

EXERCÍCIOS SOBRE SIMULADO

1ª Questão) Observe atentamente a figura abaixo e em seguida responda:

As placas tectônicas movem-se basicamente em duas direções (convergente, ou seja, uma de encontro a outra) ou divergente ( ou seja, uma afastando-se da outra). Um das consequências do movimento convergente de placas é  formação de grandes cadeias de montanhas. Qual o nome da Cordilheira que resulta do "choque" entre as placas tectônicas de NAZCA e da PLACA SUL-AMERICANA?

(A) Cordilheira do Himalaia
(B) Cordilheira dos Andes
(C) Cordilheira dos Alpes
(D) Montanhas do Cáucaso

2ª Questão) Ainda tendo como base o mapa acima, observamos que tanto o Japão quanto as Filipinas encontram-se sob os limites da Placa Tectônica das Filipinas, Isso em si é motivo suficiente para naquela região acontecer todas as atividades associados à tectônica (movimento) das placas. O fator agravante na quantidade e intensidade de atividades sísmicas, vulcânicas e de tsunâmis nessa região, é que ela sofre o efeito convergente (de choque) de duas outras placas tectônicas maiores que são as:

(A) Placa do Pacífico e Norte-Americana
(B) Placa Euro-Asiática e Indo-Australiana
(C) Placa do Pacífico e Euro-Asiática
(D) Placa Indo-Australiana e Africana

3ª Questão) Alguns países do mundo (como Brasil, Austrália e Rússia) não são atingidos por grandes terremotos ou atividade vulcânica. Outros (como Islândia, México, e Itália) são atingidos por ambos os fenômenos. A alternativa que marca as explicações respectivamente corretas para as afirmações acima são as da letra:

(A) Brasil, Austrália e Rússia estão no limite de placas tectônicas e Islândia, Itália e México no centro de placas tectônicas
(B) Islândia, México e Itália estão no centro de placas tectônicas e Brasil, Austrália e Rússia nos limites entre placas tectônicas
(C) Países que se encontram no centro de placas tectônicas (como o Brasil no centro da placa sul-americana, a Austrália no centro da placa indo-australiana e a Rússia no centro da placa euro-asiática), onde a litosfera é mais estável, não apresentam atividade sísmica ou vulcânica considerável. Mas, México (no limite das placas do Pacífico, norte-americana, Cocos e do Caribe), Islândia (que se encontra sobre os limites divergentes das placas norte-americana e euro-asiática) e Itália (na convergência das placas euro-asiática e africana) são países sujeitos a abalos sísmicos e vulcanismo devido a se situarem nos limites de placas tectônicas, onde a litosfera é mais instável, sujeita às pressões tectônicas do manto terrestre.
(D) Nenhuma das explicações acima está correta.

4ª Questão: A figura abaixo compara muito bem as placas tectônicas em que a litosfera está dividida como se fosse um quebra-cabeças onde as peças encaixam-se de acordo com seus limites. Com base na figura baixo e no que você aprendeu em sala de aula, marque a única alternativa INCORRETA sobre placas tectônicas.


(A) A origem das placas tectônicas é a força resultante do tectonismo (ação do material magmática) sob a litosfera, "rachando-a" em seus pontos mais "frágeis" (onde a camada da litosfera é mais fina).
(B) Sobre as placas tectônicas "repousam" continentes e oceanos.
(C) Há milhões de anos existia apenas um supercontinente chamado PANGÉIA, que foi fragmentado pela tectonismo, e movimentando as placas resultantes até o estágio onde atualmente se encontram os continentes da América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. 
(D) O tectonismo não age mais sob a crosta terrestre, de modo que os os oceanos e continentes permanecerão na configuração atual sem mais nenhum movimento de deslocamento dos continentes.


5ª Questão: Observe atentamente as duas figuras abaixo e depois responda a pergunta que se segue:



A 1ª figura destaca um país sujeito a intensa atividade sísmica, vulcânica e a tsunâmis. A 2ª figura mostra que esse país está situado numa área particularmente sujeita a esses tipo de ocorrência. O país em destaque e a área em que ele está localizado é conhecido por um termo que faz referência a grande concentração de vulcões ativos nessa região. Respectivamente o país de que falamos e o nome pelo qual a região que ele está localizado estão corretamente identificados na letra...

(A) Japão e Círculo de Fogo do Pacífico
(B) Filipinas e Círculo de Fogo do Pacífico
(C) Coréia do Sul e Círculo de Fogo do Pacífico
(D) Coréia do Norte e Círculo de Fogo do Pacífico


domingo, 5 de outubro de 2014

A TERRA VISTA DO ESPAÇO

UM VÍDEO INTERESSANTE SOBRE A INTERAÇÃO DA LITOSFERA, ATMOSFERA, HIDROSFERA COM A BIOSFERA TERRESTRE. CONFIRMA:

A TERRA VISTA DO ESPAÇO: INTERAÇÕES

Avaliação do 3º Bimestre

Parabéns aos meus alunos das turmas de 6º ano pela continuidade das boas notas nesse 3º Bimestre. Porém houve um pequeno desnível entre as turmas. A média geral da 611 ficou em 8. A Média da 612 ficou em 7 e a média da 621 ficou em 9. Vamos nos empenhar mais um pouquinho para todos tirarmos as notas necessárias para que TODOS passem direto sem necessidade de recuperação, pois o POTENCIAL das três turmas é o MESMO.Parabéns!!!


GABARITOS DAS PROVAS DE GEOGRAFIA DO 3º BIMESTRE

Prova do Turno da manhã: Turmas 611 e 612


0                  1) Leia o texto com bastante atenção:

          “Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas. Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.

          Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.”



Com base no texto acima e no que você aprendeu em sala de aula, explique porquê ocorrem mudanças de estações durante o ano? (1,0)

As mudanças de estações do ano ocorrem devido ao eixo de inclinação terrestre em relação à sua órbita ao redor do Sol e ao formato dessa órbita em si,que é uma elipse (ou elíptica)

0        2) Observe atentamente a figura a abaixo e responda o que se pede: (1,0)

        Tendo em mente que o Brasil está no Hemisfério Sul, responda:

A)  Quando começa o verão no Brasil (especificar a data)? 21 ou 22 de dezembro
B)  Quando começa o outono no Brasil (especificar a data)? 21 ou 22 de março
C)  Quando começa o inverno no Brasil (especificar a data)? 21 ou 22 de junho
D)  Quando começa a primavera no Brasil (especificar a data)? 22 ou 23 de setembro



0   3) Leia com atenção as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F). E, em  seguida reescreve corretamente a afirmativa que estiver errada. (1,0)

V ) A Terra tem um grau de inclinação em torno do seu eixo de 23° 27’ e essa inclinação em relação à sua órbita ao redor do Sol faz com que os hemisférios (Norte e Sul) recebam quantidades desiguais de irradiação solar durante determinadas épocas do ano.
V ) O movimento que a Terra faz ao redor de seu próprio eixo chama-se rotação e é o responsável pela alternância de dias e noites na superfície terrestre. Já o movimento de translação refere-se ao tempo que a Terra leva para completar uma volta completa ao redor do Sol, ou seja, 365 dias, ou 366 dias em caso de anos bissextos.
V ) Equinócios referem-se a duas épocas do ano (março e setembro) onde os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador distribuindo a mesma quantidade de energia e luz para ambos os hemisférios (daí será primavera em um e outono no outro, considerando-se respectivamente os hemisférios norte e sul nessa questão) e os solstícios serão as épocas do ano em que a Terra estará em sua trajetória um pouco mais afastada do Sol, cuja irradiação solar será mais intensa  sobre cada um dos Trópicos (Câncer ou Capricórnio) anunciando a chegada do inverno ou verão para os hemisférios norte e sul ( inverno em dezembro para o Norte e verão em dezembro para o sul e o contrário em junho para ambos os hemisférios)
F  ) O formato geométrico real do planeta Terra é uma esfera e o formato da sua órbita ao redor do Sol é circular.

Reescreva CORRETAMENTE a alternativa que você classificou como FALSA: (1,0)

O formato geométrico real do planeta Terra é um geóide e o formato da sua órbita ao redor o Sol é elíptica (ou elipse)

4)  O que são fusos horários? (1,0)
São a divisão longitudinal adotada de 24 horas pelos países do mundo tendo como ponto de
referência o Meridiano de Greenwich que passa por Londres. Assim a cada 15º (ao total a
 circunferência terrestre tem 360º) corresponde a uma hora de relógio, e essa contagem de horas diminui na direção Oeste e aumenta na direção Leste. 

05) Observe o atentamente o mapa abaixo e depois responda.

A)    As ilhas e arquipélagos do litoral brasileiro destacados no mapa estão a ─ 2h (menos duas horas) do meridiano principal, sendo assim quando em Londres os relógios marcarem 12:00 (meio-dia) que horas serão no arquipélago de Fernando de Noronha? (0,5):  10h da manhã

B)    Sabendo-se que a maior parte do país (cujos estados seguem o fuso horário oficial de Brasília a ─ 3h de Greenwich, e uma hora a menos que em Fernando de Noronha, que horas será em Brasília quando os relógios marcarem meio-dia em Londres? (0,5):  09h da manhã


C)    Ainda de acordo com o mapa e com o raciocínio das questões acima, em alguns estados brasileiros será 08h da manhã quando for 12:00 (meio-dia) em Londres. Que estados são esses? Observação: vale tanto escrever os nomes dos estados quanto usar apenas as siglas pelas quais esses estados são conhecidos (1,0)  (RR) Roraima, (AM) Amazonas, (AC) Acre, (RO) Rondônia, (MT) Mato Grosso e (MS) Mato Grosso do Sul

6) Identifique corretamente por escrever na figura as camadas que compõe a estrutura do planeta Terra. (1,0)






7) Complete o texto abaixo com as palavras corretas (ESCREVENDO-AS nas linhas) e em seguida marque a alternativa que complete o texto adequadamente. (1,0)

“O planeta Terra surgiu há 4,5 bilhões de anos, desde essa época quando o planeta apresentava-se em estado magmático (coberto de rochas derretidas) até os dias de hoje, muitas mudanças ocorreram. Agentes internos (como tectonismo) e agentes externos (como chuvas e ventos) modificaram o relevo e a paisagem terrestre até a configuração atual. Mas engana-se quem pensa que o planeta não continua se modificando à base dessas mesmas forças. A crosta terrestre ou LITOSFERA, encontra-se dividida em enormes placas que chamamos de PLACAS TECTÔNICAS, cuja força do manto subjacente (ou seja, abaixo da crosta) faz-se sentir na forma de abalos sísmicos e vulcanismos nos limites dessas mesmas placas, onde a espessura da camada rochosa oferecerá menor resistência à ação do MAGMA do manto terrestre. Abaixo do manto teremos outras duas camadas da estrutura da Terra: os NÚCLEOS externo e interno. O primeiro em estado líquido e rotacional em relação ao segundo que se apresenta em estado sólido”

Fonte: Alex Amorim

(A)   Litosfera, placas terrestres,material de lava, núcleos
(B)   Superfície terrestre, placas tectônicas, material magmático, núcleos
(C)   Litosfera, placas terrestres, magma, núcleos
(D)  Litosfera, placas tectônicas, magma, núcleos



8) Observe atentamente o mapa abaixo e responda o que se pede. (1,0)


A)    Explique por que a ocorrência de vulcões e terremotos é maior nas bordas (os limites) das placas tectônicas?. (0,5)
     PORQUE NOS LIMITES DAS PLACAS TECTÔNICAS A BORDA DA CROSTA TERRESTRE "MAIS FINA", OFERECENDO ASSIM MENOR RESISTÊNCIA À PRESSÃO DO MATERIAL MAGMÁTICO, POR ISSO NESSAS ÁREAS HÁ MAIOR OCORRÊNCIA DE ATIVIDADES SÍSMICAS E VULCÕES

B)    Explique por que no Brasil não há presença de atividade sísmica e /ou vulcânica?. (0,5)

       PORQUE O BRASIL SITUA-SE NO CENTRO DA PLACA SUL-AMERICANA, OU SEJA, UMA ÁREA DE MAIOR ESTABILIDADE TECTÔNICA LONGE DOS LIMITES (OU BORDAS) DA PLACA


Questão Bônus (valendo até 1,0 ponto)

     A) Nos limites de placas tectônicas onde há movimento convergente (quer dizer elas “vão de encontro uma à outra) ocorre a elevação do terreno nos limites das placas dando origem às grandes cadeias montanhosas no mundo. No mapa acima qual o nome da Cordilheira sinalizada pelo número 1? CORDILHEIRA DO HIMALAIA

B)    Que Cordilheira atravessa toda a América do Sul no sentido longitudinal? CORDILHEIRA DOS ANDES


C)   É um fato que as Filipinas são o país do mundo mais atingido por calamidades naturais, tais como terremotos, tsunâmis e vulcanismo. De acordo com o mapa, explique porquê?
     PORQUE AS FILIPINAS ESTÃO SOBRE O LIMITE DA PLACA DAS FILIPINAS E SOFRENDO A AÇÃO DE DUAS OUTRAS PLACAS: A DO PACÍFICO E A EURO-ASIÁTICA

        Prova do Turno da TARDE: Turma 621

01) Leia o texto com bastante atenção:

        “ As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem o nosso planeta em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício.
As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul). Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Do mesmo modo, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em razão da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo. Durante o inverno, as noites são mais longas, pois o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são mais longos, pois o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Em razão disso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração. Vale ressaltar que as datas utilizadas na determinação do começo e do final de cada estação do ano (21/3; 21/6; 23/9; 21/12) são convenções. Foram determinadas para facilitar a nossa vida, pois, na verdade, a interferência de diversos fatores tende a alterar esses dias, para mais ou para menos, a cada determinado período de tempo.  A estação se inicia, de fato, quando o planeta Terra e o Sol estão numa posição em que os raios solares incidem perpendicularmente a linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno).”



Com base no texto acima e no que você aprendeu em sala de aula, explique porquê ocorrem mudanças de estações durante o ano? (1,0)
As mudanças de estações do ano ocorrem devido ao eixo de inclinação terrestre em relação à sua órbita ao redor do Sol e ao formato dessa órbita em si,que é uma elipse (ou elíptica)

02) Observe atentamente a figura a abaixo e responda o que se pede: (1,0)


Tendo em mente que a Europa está no Hemisfério Norte, responda:

A)  Quando começa o verão no Europa (especificar a data)? 21 DE JUNHO
B)  Quando começa o outono no Europa (especificar a data)? 23 DE SETEMBRO
C)  Quando começa o inverno no Europa (especificar a data) 21 DE DEZEMBRO
D)  Quando começa a primavera no Europa (especificar a data)? 21 DE MARÇO

 3) Leia com atenção as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F). E, em  seguida reescreve corretamente a afirmativa que estiver errada. (1,0)

 V ) A Terra tem um grau de inclinação em torno do seu eixo de 23° 27’ e essa inclinação em relação à sua órbita ao redor do Sol faz com que os hemisférios (Norte e Sul) recebam quantidades desiguais de irradiação solar durante determinadas épocas do ano.
 V ) O movimento que a Terra faz ao redor de seu próprio eixo chama-se rotação e é o responsável pela alternância de dias e noites na superfície terrestre. Já o movimento de translação refere-se ao tempo que a Terra leva para completar uma volta completa ao redor do Sol, ou seja, 365 dias, ou 366 dias em caso de anos bissextos.
V ) Equinócios referem-se a duas épocas do ano (março e setembro) onde os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador distribuindo a mesma quantidade de energia e luz para ambos os hemisférios (daí será primavera em um e outono no outro, considerando-se respectivamente os hemisférios norte e sul nessa questão) e os solstícios serão as épocas do ano em que a Terra estará em sua trajetória um pouco mais afastada do Sol, cuja irradiação solar será mais intensa  sobre cada um dos Trópicos (Câncer ou Capricórnio) anunciando a chegada do inverno ou verão para os hemisférios norte e sul ( inverno em dezembro para o Norte e verão em dezembro para o sul e o contrário em junho para ambos os hemisférios)
 F  ) O formato geométrico real do planeta Terra é uma esfera e o formato da sua órbita ao redor do Sol é circular.

Reescreva CORRETAMENTE a alternativa que você classificou como FALSA: (1,0)

O formato geométrico real do planeta Terra é um geóide e o formato da sua órbita ao redor o Sol é elíptica (ou elipse)

4)  Identifique corretamente por escrever na figura as camadas que compõe a estrutura do planeta Terra. (1,0)


5) Complete o texto abaixo com as palavras corretas (ESCREVENDO-AS nas linhas) e em seguida marque a alternativa que complete o texto adequadamente. (1,0)

“O planeta Terra surgiu há 4,5 bilhões de anos, desde essa época quando o planeta apresentava-se em estado magmático (coberto de rochas derretidas) até os dias de hoje, muitas mudanças ocorreram. Agentes internos (como tectonismo) e agentes externos (como chuvas e ventos) modificaram o relevo e a paisagem terrestre até a configuração atual. Mas engana-se quem pensa que o planeta não continua se modificando à base dessas mesmas forças. A crosta terrestre ou LITOSFERA, encontra-se dividida em enormes placas que chamamos de PLACAS TECTÔNICAS, cuja força do manto subjacente (ou seja, abaixo da crosta) faz-se sentir na forma de abalos sísmicos e vulcanismos nos limites dessas mesmas placas, onde a espessura da camada rochosa oferecerá menor resistência à ação do MAGMA do manto terrestre. Abaixo do manto teremos outras duas camadas da estrutura da Terra: os NÚCLEOS externo e interno. O primeiro em estado líquido e rotacional em relação ao segundo que se apresenta em estado sólido”

Fonte: Alex Amorim


(A)   Litosfera, placas terrestres,material de lava, núcleos
(B)   Superfície terrestre, placas tectônicas, material magmático, núcleos
(C)   Litosfera, placas tectônicas, magma, núcleos
(D)  Litosfera, placas terrestres, magma, núcleos


6) Observe atentamente o mapa abaixo e responda o que se pede:


A)    Explique por que a ocorrência de vulcões e terremotos é maior nas bordas (os limites) das placas tectônicas?. (1,0)
    PORQUE NOS LIMITES DAS PLACAS TECTÔNICAS A BORDA DA CROSTA TERRESTRE "MAIS FINA", OFERECENDO ASSIM MENOR RESISTÊNCIA À PRESSÃO DO MATERIAL MAGMÁTICO, POR ISSO NESSAS ÁREAS HÁ MAIOR OCORRÊNCIA DE ATIVIDADES SÍSMICAS E VULCÕES

B)    Explique por que no Brasil não há presença de atividade sísmica e /ou vulcânica?. (0,5)

       PORQUE O BRASIL SITUA-SE NO CENTRO DA PLACA SUL-AMERICANA, OU SEJA, UMA ÁREA DE MAIOR ESTABILIDADE TECTÔNICA LONGE DOS LIMITES (OU BORDAS) DA PLACA

7) Observando o mapa acima com bastante atenção, responda: 

     A) Nos limites de placas tectônicas onde há movimento convergente (quer dizer elas “vão de encontro uma à outra) ocorre a elevação do terreno nos limites das placas dando origem às grandes cadeias montanhosas no mundo. No mapa acima qual o nome da Cordilheira sinalizada pelo número 1CORDILHEIRA DO HIMALAIA

B)    Que Cordilheira atravessa toda a América do Sul no sentido longitudinal? CORDILHEIRA DOS ANDES


C)   É um fato que as Filipinas são o país do mundo mais atingido por calamidades naturais, tais como terremotos, tsunâmis e vulcanismo. De acordo com o mapa, explique porquê?
     PORQUE AS FILIPINAS ESTÃO SOBRE O LIMITE DA PLACA DAS FILIPINAS E SOFRENDO A AÇÃO DE DUAS OUTRAS PLACAS: A DO PACÍFICO E A EURO-ASIÁTICA

8)  O que são fusos horários? (1,0)
São a divisão longitudinal adotada de 24 horas pelos países do mundo tendo como ponto de
referência o Meridiano de Greenwich que passa por Londres. Assim a cada 15º (ao total a
 circunferência terrestre tem 360º) corresponde a uma hora de relógio, e essa contagem de horas diminui na direção Oeste e aumenta na direção Leste.

  Questão Bônus (valendo até 1,0 ponto)


Sabendo-se que os números 6 e 7 marcam respectivamente no mapa o Reino Unido (Inglaterra) e a França, por onde passa o principal meridiano ponto de referência para determinarmos os fusos horários mundiais responda:

Quando for meio-dia em Londres e Paris,que hora será no Arquipélago do Havaí? (Número 1 no mapa)  02h da manhã

Quando for meio-dia em Londres e Paris,que hora será no Arquipélago da Indonésia? (Número 9 no mapa)  19h da noite

Quando for meio-dia em Londres e Paris,que hora será no Amazonas (Brasil)? (Número 4 no mapa)
 08h da manhã

Quando for meio-dia em Londres e Paris,que hora será na África do Sul? (Número 8 no mapa)
14h da tarde