quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARA RECUPERAÇÃO

AULA SOBRE AGENTES MODIFICADORES DO RELEVO

Crianças, esse link acima tem uma aula muito boa sobre agente modificadores do relevo. Para quem tem certeza que vai ficar de recuperação, já é uma boa dica para ir estudando. Abraços

Professor Alex Amorim

domingo, 16 de novembro de 2014

REPOSTAS DA FOLHA DE EXERCÍCIOS PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE


Exercícios de Fixação para a prova do 4° bimestre


1ª Questão: A figura abaixo representa  camadas importantes do Planeta Terra, que conectadas pelo sistema vivo da Terra – a biosfera – interagem para que o Planeta tenha características de um organismo vivo. Com base nessa afirmação, com tudo o que foi exposto em sala de aula e na figura abaixo, defina (ou seja, explique) cada uma das camadas representadas na imagem que segue:


A Biosfera, que é a camada "viva" da Terra, não tem limites definidos, pois encontra-se conectada às outras camadas da Terra, ou seja, à litosfera, à atmosfera e à hidrosfera. Essas três camadas são complementares para sustentar a vida no planeta. A litosfera corresponde a parte sólida do globo terrestre, que está dividida em gigantescas placas litosféricas (mais conhecidas como placas tectônicas) que sustentam os continentes e mares. A atmosfera é a camada gasosa que envolve o globo, cuja composição permite a respiração de plantas e animais, bem como os fenômenos atmosféricos e a regulação do clima e proteção contra a radiação prejudicial vinda do sol. A hidrosfera abrange mais que os oceanos, envolve todos os recursos hídricos do planeta, isso inclui os 3% de água doce que dispomos nas formas de rios, lagos, geleiras e águas subterrâneas. É uma quantidade bem limitada de água doce que pode ser aproveitada quando em comparação com os 97% de água salgada dos mares. A vida acha-se presente desde micro-organismos presentes na atmosfera até as bactérias que habitam fontes geotermais nos abismos oceânicos. Entre esses extremos há milhões de espécies de fauna e flora sobre a superfície terrestre. Desde que o homem se sedentarizou criando profundas modificações nas paisagens naturais, para dar lugar a espaços humanizados (antrópicos), a Terra, semelhante a um organismo vivo tem tido a capacidade de recuperar-se. Porém o ritmo atual de extração dos recursos naturais, consumismo desenfreado e poluição tem gerado  dúvidas sobre até que ponto a natureza pode recuperar-se diante das intervenções humanas.


2ª Questão: Observe a figura abaixo, e com base em tudo o que você estudou até agora, explique o que é tectonismo e como ele age atua na litosfera e no relevo da superfície  terrestre.





Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos. 

Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos, além de ser responsável pelos abalos sísmicos ou terremotos. 




3ª Questão: com base no que você aprendeu em sala de aula, e com a ajuda da imagem abaixo, explique o que é intemperismo, e fale sobre os principais tipos de intemperismo (físico, químico, biológico) escrevendo como eles agem modificando as formas de relevo



O Intemperismo é um processo que resulta em alterações físicas e químicas nas rochas e em seus minerais. Os principais fatores que geram esse processo são o clima e o relevo. Esse processo de transformação também pode ser chamado de Meteorização. Um processo que consiste na transformação das rochas e também dos seus minerais. Exatamente por isso esse processo é um agente tão importante  na formação de solos e também como modelador do relevo. É necessário que se diga que o Intemperismo é um processo que junto com a Erosão é de extrema importância para o planeta. A formação de solos que acontecem devido a ação do Intemperismo é importante para a fixação das plantas, pois nos solos mais rochosos se mostra mais difícil que as plantas se fixem, mas nos solos menos rochosos isso se mostra bem mais simples.
Existem três tipos de Intemperismo, o químico e o físico e o biológico:
Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

4ª Questão: Considerando as imagens abaixo e o que trabalhamos em sala de aula, explique por que muitos comparam a Terra a um organismo vivo?


Porque semelhante a um corpo humano quando sofre algum ferimento a Terra tem evidenciado uma notável capacidade de recuperação, como exemplo podemos citar a recuperação que houve após o cataclismo que eliminou os dinossauros há +/- 65 milhões de anos, porém o tipo de agressão humana provocada (extração de recursos e poluição) e a velocidade (ritmo de modificação e transformação ocorrendo em escala de tempo histórico, enquanto que o tempo da natureza é o tempo geológico, em bilhões e milhões de anos) tem lançado dúvidas se a autorregulagem dos sistemas da Terra é maior que a capacidade de intervenção e desequilíbrios provocados pelo homem nos ecossistemas terrestres. Como exemplo, temos o debate atual das mudanças climáticas provocadas pelas ações humanas.


5ª Questão: Por que as sociedades modernas capitalistas são consideradas as mais transformadores e poluidoras da natureza? E que problemas ambientais enfrentamos hoje em nome do “progresso” dessas sociedade  modernas tecnologizadas? 



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

VÍDEOS SOBRE AS ÚLTIMAS AULAS

CRIANÇAS, 

CONSEGUIMOS TERMINAR NOSSO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA. COMO NÃO FOI POSSÍVEL PASSAR OS VÍDEOS QUE EU HAVIA SELECIONADO, DECIDI PUBLICÁ-LOS NO BLOG PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DO QUE ABORDAMOS NOS CAPÍTULOS 14 E 15 DO LIVRO, POR FAVOR ASSISTAM COM ATENÇÃO, IRÁ AJUDÁ-LOS PARA A PROVA FINAL DA PRÓXIMA TERÇA. MIL BEIJOS E BOA PROVA PARA VOCÊS!









E UM ÚLTIMO VÍDEO PARA REFLETIRMOS SOBRE A VIDA QUE TEMOS E AS CONDIÇÕES EM QUE OUTRAS PESSOAS (E CRIANÇAS) VIVEM EM PAÍSES BEM MAIS POBRES QUE O BRASIL:



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE

ATENÇÃO!

Prezados alunos, na próxima quinta-feira 13/11 será nossa última aula para fecharmos o conteúdo da prova do 4° bimestre. Foi um grande desafio conseguirmos fechar ao capítulo 15 do livro. Peço aos alunos que faltaram na última quinta-feira 06/11 a não deixarem de ler o capítulo 14 do livro e pegar com os colegas os exercícios que fizemos em sala de aula. Sei que nesse segundo semestre do ano passei várias pesquisas para vocês me entregarem, mas o objetivo disso é a fixação dos conteúdos para que vocês mantenham as altas médias tiradas em Geografia até agora. Por favor peço que nessa próxima quinta NINGUÉM falte a aula, pois gostaria de tirar uma foto com cada turma do 6º ano. 

Vou deixar claro o que será avaliado na prova do 4º bimestre:


  1. Definir o que é ATMOSFERA, LITOSFERA, HIDROSFERA e BIOSFERA
  2. Diferença entre TEMPO e CLIMA
  3. Agentes Modeladores do Relevo Terrestre: TECTONISMO e INTEMPERISMO
  4. Intemperismo físico, químico e biológico
  5. Biosfera e impactos ambientais
  6. Grandes problemas ambientais da atualidade: efeito estufa, buraco da camada de ozônio e escassez de água potável.
Vocês estão de parabéns pelos dois trabalhos entregues valendo 1 ponto cada um na média. Esses trabalhos  (que já devolvi a vocês) serão importantes para a preparação para a prova. como de costume sempre coloco os gabaritos de pesquisas, trabalhos, testes e provas no blog. Porém, dessa vez o gabarito publicado serão as respostas dos alunos GLAUAN ROLEMBERG (que explicou muito bem sobre relevo e intemperismo) e KARINA DE FREITAS BRAGA ( que fez um trabalho excepcional baseado na apostila que entreguei com questões propostas, Segue os modelos. Parabéns a ambos!





Para o segundo trabalho, baseado na apostila, foram propostas as seguintes perguntas:

Exercícios de Fixação



1ª Questão) Com base na página 170 do livro, explique a diferença entre clima e tempo atmosférico.

2ª Questão) Com base nas páginas 174 a 176 comente os fatores que influenciam na temperatura atmosférica.

3ª Questão) A figura abaixo representa as zonas climáticas da Terra. Com base nas páginas 184 a 187 dê as características de cada tipo de clima que existe no planeta Terra


4ª  Questão) Com base no capítulo 11 do livro e no texto acima, explique o que é a atmosfera e suas principais características e composição.

5ª Questão) Com base no capítulo 12 do livro e no texto acima, explique o que é a hidrosfera e explique o ciclo hidrológico representado na figura abaixo:



Respostas desse segundo trabalho: